sábado, 14 de julho de 2007

Os Pregos


"Era uma vez um menino que tinha um mau temperamento. O pai dele deu um saco de pregos a ele e disse que para cada vez que o menino perdesse a calma, ele deveria pregar um prego na cerca.
No primeiro dia, o menino pregou 17.
Nas semanas seguintes, como ele aprendeu a controlar seu temperamento, o número de pregos foi diminuindo gradativamente. Ele descobriu que era mais fácil se segurar sua ira do que pregar aqueles pregos na cerca.
Finalmente chegou o dia que o menino não perdeu a calma mesmo.
Ele, então, falou ao pai sobre isto. O pai sugeriu que o menino agora tirasse da cerca um prego por cada dia que ele não perdesse a calma.
Os dias passaram e o menino, então, estava finalmente pronto para dizer a seu pai que tinha retirado todos os pregos. O pai, então, o pegou pela mão e foram até a cerca. O pai disse:
- Você fez muito bem, meu filho. Mas veja só os buracos que restaram na cerca. A cerca nunca mais será a mesma! Quando você fala algumas coisas com raiva, elas deixam cicatrizes como esta aqui. Você pode enfiar a faca em alguém e retirá-la.
Não importa quantas vezes você pede desculpas. A ferida ainda está lá. Um ferimento verbal é a mesma coisa que um ferimento físico.
Amigos são como uma jóia preciosa mesmo. Eles te fazem sorrir e te encorajam a suceder.
Eles te escutam, eles te elogiam, e sempre querem abrir seus corações para nós. Mostre a seus amigos o quanto você liga. Amigos são uma jóia preciosa mesmo!"

Nenhum comentário: